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Fundamentos da educação especial

Precisamos continuar a discussão, afinal, as pessoas com necessidades educacionais devem estudar nas escolas especiais, nas classes especiais, ou nas salas de recursos?

Elsa Midori Shimazaki


O texto apresenta a história da educação especial abordando as concepções da respeito das diferenças nos períodos históricos. Enfatiza os períodos da eliminação, das instituições e o período moderno, onde se busca os mecanismos para a integração e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais. Apresenta algumas legislações que aparam a educação especial.







Referências


AGUIAR, T. F. V. Procedimentos didáticos metodológicos utilizados pelos professores da APAE no processo de alfabetização dos alunos portadores de deficiência mental moderada. Dissertação de mestrado em educação. Universidade Federal de Uberlândia, não publicada concluída em 28/03/2002


BIANCHETTI, L. Os trabalhos e os dias dos deuses e dos homens: a mitologia como fonte para refletir sobre normalidade e deficiência. In: Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 1, p, 61-75, 2001


BRASIL. Constituição Federal. Promulgada em 05 de outubro de 1988.


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BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, Brasília.


BRASIL. Lei n. 7.853/89 . Brasília, 1989


BRASIL. Decreto 3.298/99 ,1999, Brasília


CARMO, Apolônio Abadio do. Deficiência física: a sociedade brasileira cria, “recupera” e discrimina. Brasília: Secretaria dos Desportos/PR, 1991.


CURY, C. R. J. Políticas inclusivas e comprensatórias na educação básica. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 35, nº 124, 2005, p. 11-32.


JIMENEZ, R. B. (org) Necessidades educativas especiais. Dinalivro: Lisboa, 1997.


MANTOAN, Maria Teresa. Egler. Compreendendo a deficiência mental: novos caminhos educacionais. São Paulo: Scipione, 1989.



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TDAHuni

1 commentaire


Terezinha Farias
Terezinha Farias
31 janv. 2023

De qual ano é esse artigo?


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