Institucional
O Diálogos em Educação Especial : Inclusão é Humanização (DEE) é um programa de extensão coordenado pela Profa. Dra. Carla Maria Nogueira de Carvalho e pelo Prof. Ms. Márcio Pereira. Sua gênese se deu em 2019, no Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por docentes que faziam parte tanto do NAI como do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais (NEPPPE), a partir do desejo latente de contribuir para a concretização do direito de todos à educação, sem exclusões, discriminações e preconceitos.
Após cinco anos de ações enquanto projeto, atingindo público nacional e internacional, o DEE se transformou em programa institucional da UEMG, através da Pró-Reitoria de Extensão, desenvolvido em parceria pelas Unidades Campanha e Divinópolis. Agrega hoje docentes e acadêmicos colaboradores da Universidade do Estado de Minas Gerais, docentes da Educação Básica e Superior de outras instituições, além de profissionais liberais, ampliando, assim, seu espaço de discussão e atuação. Portanto, somos hoje 42 membros localizados em quatro estados diferentes: Minas Gerais, São Paulo , Goiás e Paraná.
O cerne das ações do programa vai ao encontro das demandas vividas pelas instituições educacionais da Educação Superior e da Educação Básica que mediante a legislação atual pressupõe o acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos do público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação).
Neste contexto, observa-se que há um aumento da demanda de alunos com deficiência nas instituições escolares e a necessidade de implementação de ações, tais como disponibilização de serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovam a participação destes estudantes na vida acadêmica, ou seja , a inclusão.
Objetivos
Geral
-
Provocar reflexões, informação e formação a favor da inclusão, tendo como foco a Educação Especial na perspectiva inclusiva, com vistas a uma formação humanizadora e a uma aprendizagem em que todos sejam agentes do conhecimento e da transformação social.
Específicos
-
Potencializar discussões e ações sejam no campo do ensino, da pesquisa e da extensão a respeito da inclusão e educação especial na perspectiva inclusiva realizadas no âmbito da UEMG e/ou por outras instituições de ensino e pela sociedade.
-
Contribuir com as discussões e entendimento dos serviços de atendimento das especificidades da pessoa com deficiência em diversas instituições, sejam elas de ensino, lazer, cultura, trabalho, saúde, entre outras áreas.
-
Promover ações como grupos de estudos, cursos, oficinas, rodas de conversa, aulões abertos, materiais de apoio pedagógico, palestras, mídias como Podcast, Instagram, YouTube e outras que viabilizem as discussões sobre a inclusão da pessoa com deficiência em diversos setores da sociedade.
-
Desenvolver, aprofundar e sistematizar conhecimentos no campo da inclusão em Educação, da Educação Especial, da formação de professores e das práticas de ensino.
Público-Alvo
Como público-alvo direto, pode-se apontar os acadêmicos das licenciaturas, docentes da educação básica e superior, pais e mães atípicos.
Como público-alvo indireto, os profissionais liberais psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e demais sujeitos que acessarem o programa e que se interessem pelas discussões do campo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, de modo a contribuir tanto para a reorganização do trabalho pedagógico para estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, quanto para incentivo e aprimoramento de ambientes educativos em espaços não escolares, tendo como eixo a humanização e democratização.
Parceria
O projeto possui parceria com a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica -AMPIC , Superintendência Regional de Ensino de Varginha, Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa , Rede Municipal de Ensino de Campanha, Mestrado Profissional em Educação Inclusiva -PROFEI-UEMG Ibirité, @soudeficientevisual.