Refletir sobre Educação Inclusiva diante de tantos sofrimentos trazidos pelo contexto da Pandemia Covid-19 é mais que necessário. Para isso basta entender sobre as potencialidades do sujeito, conhecer sobre as possibilidades para o seu desenvolvimento considerar propostas pedagógicas individuais e subjetivas. Ou seja, dizer sobre educação inclusiva, nada mais é que desenvolver estratégias de desenvolvimento a partir e para àquela pessoa, e não apenas pela deficiência em si. Compreender também das diferenças entre as pessoas com a deficiência congênita ou a adquirida no decorrer da vida é fator importante. Acredito que devemos evitar um discurso introdutório que enfatiza as dificuldades relacionadas às pessoas com deficiência em relação à educação. É notório sabermos que assuntos que mais se discutem são mesmo os que mais precisam ser discutidos, como é o tema educação inclusiva. Mas, uma mudança nessa visão panorâmica nos termos relacionados para tratar a deficiência, pode ser alternativa para conseguir mudar os hábitos de segregação, não-aceitação, seleção ou de estereótipos a respeito deste público ainda muito existentes na sociedade e que necessitam de urgência mudança. Podemos pensar em utilizar termos mais motivadores que promovam as facilidades existentes no âmbito da inclusão. Afinal se associamos este público ao termo desafios, inconscientemente teremos algo mais a ter que ser superado. E isso pode se tornar mais um entrave.
Abraços.
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José Silveira é Psicólogo com ênfase em Subjetividade, Instituições e Cultura desde 2010 pela Universidade Católica de Minas Gerais.
Atualmente cursa o 6º período de Licenciatura em Pedagogia pela UEMG - Unidade Campanha - MG.
É estudante de especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdade Única de Ipatinga - MG.
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Iniciou sua trajetória profissional em 1995 como Aprendiz em Tornearia Mecânica pelo SENAI. Trabalhou na indústria de 1996 a 2003 maior tempo como encarregado de montagem. Atuou na área do Marketing 2003 a 2006. Em 2005 iniciou Psicologia pela PUC, foi estagiário na Prefeitura com Programas Sociais do Governo Federal entre 2007 e 2009. Foi Educador Social de Cursos Profissionalizantes do Governo Federal de 2009 a 2011 pela UNICAPES. Atuou de 2011 a 2018 como Analista SócioEducativo na área da Gestão Educativa com Aprendizes, Adolescentes e Jovens vulneráveis no âmbito da ação social pelos SALESIANOS de Belo Horizonte - MG. Em 2021 realiza atividades de Pedagogia para o público vulnerável do campo do Norte de MG junto a uma FUNDAÇÃO em parceria com a SEE/MG. Acompanha as Diretrizes da Política Estadual de Educação; Apoia Atividades de Formulação de Projetos Educacionais e Sócio-Produtivos. Realiza Análises de dados Qualitativos e Quantitativos; contribui na Orientação e Monitoramento das Ofertas e Projetos desenvolvidos nos 7 Centros Educacionais e Escolas Estaduais contribuindo na elaboração de Textos, Documentos, Relatórios e Diagnósticos Educacionais;
Muito pertinente seu apontamento, José.